
.
Meu amigo Guilherme (Guilly The Kid) encontrou essa matéria e me enviou por e-mail. Achei bem curiosa e decidi postar aqui no blog.
.
O espirro é uma expulsão de ar, convulsiva e semi-autônoma, do nariz e boca. Algumas doenças podem ser transmitidas pelo espirro que espalha até 40.000 gotículas infecciosas cujo diamêtro varia de 0.5 a 5 µm. (Fonte: Wikipédia)
O espirro como resultado da exposição à luz brilhante – conhecido como espirro de reflexo fótico – é uma idiossincrasia genética ainda não explicada pela ciência, apesar de já ter intrigado algumas das mentes mais brilhantes da história. Dois mil anos mais tarde, no começo do século 17, o filósofo inglês Francis Bacon colocou essa idéia à prova se expondo ao Sol com os olhos fechados – o calor ainda estava lá, mas ele não espirrou (uma demonstração compacta do método científico, que ainda decolava na época). A melhor explicação de Bacon foi que a luz do Sol fazia os olhos se encherem d’água, e então essa umidade infiltrava e irritava o nariz. A maioria dos especialistas concorda que “fios cruzados” no cérebro provavelmente são responsáveis pelo espirro de reflexo fótico. (Retirado da Revista Scientific America Brasil, assinado por Karen Schrock)
Só nos resta saber então o que seria mais prejudicial: o olhar direto ao sol ou o ato de não conseguir efetuar o referido espirro.. hehehe
ResponderExcluirabração
Mau!
É bom lembrar que não se deve "segurar" um espirro. Não sei explicar cientificamente, mas não pode. haha
ResponderExcluirisso é um saco!
ResponderExcluirtodo dia acordo, abro a janela do meu quarto ,e lá vem ele!
Espirro, espirro, até que passa!
demorei um tempo até perceber isso!!