A pergunta, "O que andam ensinando para nossas crianças?", já deve ter sido feita por milhões de filósofos, políticos, educadores, pais, intelectuais, civis, políticos, estudantes, etc. A única resposta que nunca apareceu foi a correta, pois esta, não existe. Explico. Não existe uma única resposta, existem várias. Faço o questionamento pela introspcção que venho fazendo, há algum tempo, em cima das matérias e notícias que envolvem nossos jovens. Crimes, barbáries, bizonhices das mais diversas. Atentados, guerrilhas, trotes e por aí vai. Será que nossos (do mundo inteiro) desenhos animados estão ensinando algo diferente do capitalismo selvagem imposto durante décadas? Acho que sim. Desenhos, musicais, programas infantis, apresentações circenses, escolas, peças teatrais, tudo, (ou pelo menos grande parte desse todo), tudo está errado. Não sei ao certo o ponto do erro. Não existe. A forma está errada, a fórmula equivocada. Se a educação (propriamente dita) aquela que os pais ensinam, se essa, não for adequada, o passo errado já terá sido dado. O futuro a Deus pertence? Pode ser. Mas, que pertence também às nossas crianças, isso é uma certeza.
Este post serve apenas como provocador. Provocando todos aqueles que de uma maneira ou de outra já se fizeram a pergunta que coloquei na primeira linha.
2 comentários:
Já me fiz essa pergunta, mas acho que você já respondeu:
"Se a educação (propriamente dita) aquela que os pais ensinam, se essa, não for adequada, o passo errado já terá sido dado".
Então, isso foge da alçada da educação dada pelos pais. Claro que esse é um fator fundamental, mas os ambientes em que se vive e estuda também são determinantes. Assim como os amigos que faz durante a infância. è a junção de tudo isso e mais algumas outras coisas que ajuda a formar os valores de uma pessoa.
Postar um comentário