terça-feira, setembro 15, 2009

Busca nas montanhas em Cursed Mountain

Já está nas lojas o game Cursed Mountain, da produtora Deep Silver, para Nintendo Wii. O jogo é enquadrado no gênero shooter-terror, tal como Residente Evil, mas em Cursed Mountain os elementos foram construídos para mexer com o psicológico do jogador.

A história do jogo se passa no Himalaia e tem em Eric Simmons seu protagonista. Simmons é um alpinista que está na busca de seu irmão desaparecido. Algo estranho acontece nas montanhas e fantasmas vagam por lá criando um ambiente assustador. O frio é intenso e todo o cenário, efeitos sonoros e jogabilidade foram desenvolvidos para criar um espaço envolvente. O isolamento, a pouca quantidade de oxigênio, as visões panorâmicas, o som da respiração, tudo foi pensado para retratar uma atmosfera de imersão real.

O jogo se passa na década de 80, tempo que os telefones celulares, pagers e outros dispositivos de comunicação ainda não haviam sido desenvolvidos. Isso faz todo o sentido quando se tem a idéia de criar um ambiente realmente inóspito. Subir uma montanha é uma atividade que desgasta e consome muita energia e isso foi pensado em Cursed Mountain.
A mecânica basicamente é a de exploração de ambientes. São muitos os locais para procurar por itens e ir ao longo do game colhendo pistas que ajudarão Eric a chegar ao seu irmão. Os quebra-cabeças também estão neste game e fazem parte constante dos desafios propostos ao longo da jornada.

As batalhas no game também foram pensadas. Como os “inimigos” são fantasmas, não faria muito sentido combates corpo-a-corpo com essas almas do além. O que acontece na verdade é uma espécie de exorcismo, cada vez que o jogador dá de cara com uma assombração. Por meio de símbolos e sinais, o gamer prepara rituais ou faz orações para afugentar os seres.
Ficar atolado ou preso nas geleiras também é uma das dificuldades do percurso em Cursed Mountain. Para se livrar de tais situações, controles de movimentos, como chacoalhar o Wii Remote, farão com que Simmons escape.

No geral Cursed Mountain agrada bastante, principalmente por ser um game bem trabalhado para uma plataforma pouco explorada pelos jogos adultos. Os gráficos são bons e a diversão é garantida para os amantes do gênero.

Nenhum comentário: