terça-feira, julho 03, 2007

A superação pelo Pan

Olhares atentos ao movimento, a cada lance. A cidade maravilhosa, sitiada, abre as portas da guerra civil para o esporte. Os Jogos Pan-Americanos começam esse mês para mostrar, principalmente aos brasileiros, que esporte é vida e superação. Esporte é espetáculo. É alegria. Glória e conquista.
Individual e coletivo. As modalidades são distintas. A conquista é uma só. O Suor, a expectativa, a adrenalina, a respiração e a explosão de cada atleta mostrará a todos um feixe de esperança, estampado no semblante de cada torcedor, de cada participante, que a sociedade pode sim ser melhor.
Os Jogos Pan-Americanos Rio 2007 vão reunir 5500 atletas de 42 países do continente em um sonho comum. Os povos se misturarão nas modalidades dos jogos em busca das almejadas medalhas. As batalhas do bem, em busca da conquista pessoal e da nação que disputa com seus atletas cada lance e cada movimento em atletismo, badminton, basquete, beisebol, boliche, boxe, canoagem, caratê, ciclismo, esgrima, esqui aquático, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, hipismo, hóquei de grama, judô, levantamento de peso, luta, maratona, maratona aquática, marcha atlética, nado sincronizado, natação, patinação, pentatlon, pólo aquático, remo, saltos ornamentais, softbol, squash, taekwondo, tênis, tênis de mesa, tiro, tiro com arco, trampolim, triatlo, vela, vôlei e vôlei de praia, elevará o orgulho patriótico de cada um ao extremo do sentimento.
A democracia do esporte colocará em disputa os povos como iguais. Na hora máxima do lance, o melhor sairá vitorioso por aquilo que é e por aquilo que fez para estar ali, naquele momento. As lentes registrarão cada expressão. Em cada pódium, cada medalha colocada no peito, cada recorde batido, encherá de orgulho não só o premiado, mas todos aqueles que o acompanharam, dos treinamentos à conquista e estampará nas páginas da história uma façanha a mais para seu país.
Uma das grandes virtudes da vida é ampliar os laços humanos e culturais. É esse o grande gancho do esporte e é essa a tarefa que o Rio de Janeiro tentará passar para todos e para o mundo. As disputas de interesses, a guerra civil instalada na cidade, as perdas de toda a sociedade e o horror estampado nas páginas de jornal, deverão dar lugar a integração dos povos e a celebração da vida que se dá de maneira tão contundente por meio do esporte.
Como ferramenta de inclusão, o esporte é poderoso. As modalidades parapan-americanas, estampam a superação do ser humano durante a prática. O esporte motiva a vida e transcende a competição. Quebrar um recorde ou superar a própria marca, faz com que a confiança se eleve para que as adversidades cotidianas possam ser enfrentadas com mais facilidade. O esporte é vida e também reflete a vida de cada um. A torcida de todos será um dos pontos fortes da competição. No final de cada disputa isolada, um estará no ponto mais alto, mas com ele toda uma nação sentirá na garganta o gosto da vitória e ao menos por um momento, os problemas serão esquecidos e a felicidade será plena.

Nenhum comentário: