quinta-feira, agosto 10, 2006

Uma Homenagem e nada mais

As datas comemorativas são tratadas pela indústria e pelo comércio como uma possibilidade real de aumentar as vendas e assim fazer crescer o faturamento. Campanhas publicitárias nos lembram a cada minuto na TV, a cada página virada do jornal, em todos os clicks pela Internet que mais um dia especial está chegando e assim nos oferecem as mais diversas possibilidades de presentes.
Pois bem. A bola da vez são os pais. Aquele mesmo que aparece sorrindo nos comerciais, abraçando seu garotão por ter ganho um novo celular. Ou aquele outro que feliz da vida com sua nova furadeira elétrica, distribuí beijos em sua filhinha. Sem falar naquele outro que com lágrimas nos olhos, esquece das palavras e não consegue agradecer o novo terno. Imagens e mais imagens incentivando o consumo. Propagandas que visam sensibilizar os filhos, como se houvesse a necessidade do presente para que o pai lhe gostasse um pouco mais.
O motivo do artigo é homenagear os pais e não criticar o consumismo. O que escrevi nas linhas acima foi somente para lembrar que cada pai desse Brasil merece um forte abraço no seu dia. Com ou sem presente, o dia por si só já é especial.
O pai é para a criança o exemplo, para o jovem o abrigo e para a esposa o eterno companheiro. A obrigação do chefe de família vai além do sustento, ultrapassa os limites do dinheiro e se solidifica nos alicerces da proteção. Acordar de noite com o som do bebê chorando e meio sem jeito cantar uma canção que por si só acalma a criança – isso é ser pai. Receber uma ligação no meio da noite e sair debaixo de chuva para buscar o filho na casa de amigos é tarefa para poucos, mas nunca negada pelo verdadeiro pai. Chegar cansado do trabalho e pacientemente ensinar a difícil matemática de sua filhinha é coisa de pai. Enfrentar horas e horas de fila e sol quente, em dia de jogo, só porque o caçula resolveu que queria ir ao parque de diversões é motivo de sobra para reafirmar o cargo de super paisão.
Pai joga bola, leva na escola, solta pipa, compra figurinha, leva no estádio, brinca de cavalinho, joga amarelinha, deixa dormir junto, assina a agenda, monta quebra-cabeças, participa de gincanas, conta histórias, vibra, torce e chora pelo filho e pela filha em todas as oportunidades. O mais simples dos feitos realizado pelo Junior ou pela Pequena é motivo de orgulho e comentários inflamados do pai coruja.
Exemplos de fatos e feitos realizados pelos grandes heróis da criançada são tantos que não existe a menor possibilidade de tentar enumerá-los, no entanto, podemos fazer uma busca rápida pela memória e lembrar de algo maravilhoso que nossos pais já fizeram por nós.
Os filhos crescem e de uma maneira ou de outra, a proximidade com os pais se altera. Seja por conveniências da profissão, seja por motivo de estudo ou pela continuação natural do ciclo – o casamento. Existem também aqueles que voltam. Por um motivo qualquer, ou por peças pregadas pela vida, muitos filhos e filhas voltam para o mais seguro de todos os portos do mundo, a casa do papai.
Se você tem pai, aproveite cada minuto que puder ao lado dele, crie lembranças que farão diferença um dia em sua vida. Se não tem, lembre-se de como ele era, busque no coração os melhores momentos que tiveram juntos e celebre este dia como se ele estivesse com você.
Por todos os minutos e segundos de dedicação que cada pai desse mundo dedicou ao seu filho, ele merece uma homenagem. Merece o mais sincero dos abraços e o mais terno dos beijos. Que este Dia dos Pais seja tão especial para você papai, como tu és para seus filhos.
Diante de tanta coisa ruim que vemos, ouvimos e lemos todos os dias, desejo um domingo de paz e alegrias para todos os pais e todas as pessoas desse Brasil.

Nenhum comentário: