segunda-feira, julho 28, 2008

Batendo papo: Baiacu


.
Conversando com meu amigo Chico esse fim de semana, descobri uma porção de curiosidades que antes eu não sabia. Sugeri para ele começar a registrar tudo aquilo que pesquisa, criar um diário ou coisa parecida e postar. Conversamos sobre muita coisa e, principalmente, sobre comida. Como no papo surgiu o assunto Baiacu, resolvi pesquisar um pouco mais e postar aqui no blog.
.
O baiacu é um peixe que infla quando agredido e era utilizado como alimento apenas no Japão. Até o início da Era Meiji (1868-1912), o consumo do baiacu era proibido - ele tem um veneno chamado tetrodontoxina que, ao ser ingerido, pode levar à morte. No ano 21 da Era Meiji (1889), em uma de suas visitas a Shimonoseki (Yamaguchi), foi oferecido ao então primeiro-ministro, Hirobumi Ito, o baiacu, por falta de um outro peixe que completasse o cardápio.
O primeiro-ministro, impressionado com o sabor do baiacu, decidiu liberar o seu consumo. Entretanto, somente os cozinheiros licenciados podem prepará-lo, pois a toxina está presente no ovário, no fígado, no intestino e na pele do peixe; com a retirada destes, o baiacu é inofensivo. Atualmente, os cozinheiros licenciados têm colocado no mercado o baiacu já limpo em filés, tornando possível prepará-lo como sashimi (denominado fugusashi) ou nabemono (denominado fuguchiri, caldeirada) por qualquer um. (retirado do site japãobrasil)

2 comentários:

Anônimo disse...

Yutarets! kasagad bah!

Unknown disse...

Prefiro não experimentar ...