quinta-feira, julho 13, 2006

O QUE É NOTÍCIA E O QUE É JORNALISMO

Bomba! Bomba! Era assim, que na década de 70, Ibrahin Sued, colunista social, mas que se envolvia com comentários políticos, deixando os militares de cabelo em pé, anunciava uma notícia que pretendia ser um furo de reportagem!Trinta anos depois, José Simão, o irreverente colunista da Folha, destila todo o seu veneno anunciando: Buemba! Buemba! A intenção é sempre a mesma: valorizar a notícia! Dar a ela a força e o impacto do ineditismo.Há, entretanto, algo a considerar. Nem só de furos vive um jornal. Ele vive da veracidade de suas informações, do texto bem elaborado, da confiabilidade de suas fontes.O jornal, para ter vida longa e credibilidade, precisa ter isenção de ânimo, ser apartidário e ter em seus editoriais, posições absolutamente definidas.O jornalismo é uma forma de comunicação, de informação e de compromisso, mas dizer apenas isso não é suficiente para definir esta ferramenta. Para uma explicação mais completa é preciso uma análise profunda, buscando sua origem na construção da história, na invenção da escrita, na articulação da fala e de seus respectivos suportes de registro.As bases de registro evoluíram com a humanidade através da história. Nos primórdios, gravavam-se em pedra informações a serem guardadas; depois com a descoberta do papiro e do pergaminho e a invenção do papel, ficou mais fácil registrar o mundo em que se vivia, chegando aos dias atuais, nos quais computadores exercem essa tarefa de maneiramais segura.A transmissão dessas informações armazenadas ocorreu pela primeira vez em 69 a.C em Roma. Neste período, o imperador era Júlio César, que detinha em suas mãos um poder político extraordinário, e foi ele quem deu origem ao que se conhece hoje por notícia.
conhecimento, ou seja, um relato de um fato ou de uma novidade. JúlioCésar colocou aos olhos do povo, sua "Acta Diurna", expressão que deuorigem a palavra jornal. Essa é a primeira publicação que se têmconhecimento, e se assemelha ao atual Diário Oficial, no qual osdiscursos dos senadores eram gravados em tábuas afixadas nas ruas como intuito de que o povo tomasse conhecimento das atitudes do senado.A principal característica do jornalismo é transmitir o cotidiano,tratando de coisas atuais, noticiando ao mundo os fatos de forma clarae objetiva. A transmissão de uma notícia exige uma noção de realidadeapurada e o jornalismo com sua influência através dos meios decomunicação na formação da opinião pública, torna-se uma ferramentaséria, que deve ser usada de forma ampla e não excludente. Ojornalista é quem traz a notícia ao público e como profissional deveexercer sua função de maneira que seu trabalho englobe respeito eseriedade.O jornal precisa informar, instruir e atualizar, tarefa árdua, mas,extremamente gratificante. Um jornalista, na acepção da palavra, é umcidadão do mundo, um homem de seu tempo, mas, com a capacidade inatade transcender a cronologia."

A palavra notícia significa nada mais nada menos que informação, conhecimento, ou seja, um relato de um fato ou de uma novidade. Júlio César colocou aos olhos do povo, sua "Acta Diurna", expressão que deu origem a palavra jornal. Essa é a primeira publicação que se têm conhecimento, e se assemelha ao atual Diário Oficial, no qual os discursos dos senadores eram gravados em tábuas afixadas nas ruas com o intuito de que o povo tomasse conhecimento das atitudes do senado. A principal característica do jornalismo é transmitir o cotidiano, tratando de coisas atuais, noticiando ao mundo os fatos de forma clara e objetiva. A transmissão de uma notícia exige uma noção de realidade apurada e o jornalismo com sua influência através dos meios de comunicação na formação da opinião pública, torna-se uma ferramenta séria, que deve ser usada de forma ampla e não excludente. O jornalista é quem traz a notícia ao público e como profissional deve exercer sua função de maneira que seu trabalho englobe respeito e seriedade.O jornal precisa informar, instruir e atualizar, tarefa árdua, mas, extremamente gratificante. Um jornalista, na acepção da palavra, é um cidadão do mundo, um homem de seu tempo, mas, com a capacidade inata de transcender a cronologia.

Um comentário:

Anônimo disse...

intiresno muito, obrigado